top of page
TEIA

TEIA é uma exposição onde acontece a investigação entre as relações entre estrutura, espaço e escultura, em ideias que integram projeto, construção, desenho, tridimensionalidade, maquete, geometria, organicidade, matemática, ritmo, tessitura, permutação, engenharia, gestualidade, espaço, imaginação, luz, sombra, participação, arquitetura...

O arquiteto Humberto Hermeto, curador da exposição, assim a apresenta:

Sempre inquieto, o arquiteto João Diniz vem há tempos desenvolvendo experimentações em campos diversos, em paralelo à sua prática profissional em seu escritório de projetos, como música, poesia, pintura, entre outros.

O Espaço Corda apresenta TEIA, uma exposição de peças escultóricas realizadas entre 2014 e 2019, onde Diniz materializa suas investigações acerca da construção de espaços com o vazio.

As linhas de construção dessas peças, tão caras à formação profissional de João, aqui ganham o espaço: definem volumes, geram formas múltiplas, e somadas à luz criam novos desenhos com suas sombras.

Segundo o artista:

”Teias são investigações através de esculturas, objetos e colagens sobre a linha no espaço, ou a linha como vetor rígido, que em combinações tridimensionais, propõem geometrias poliédricas gerando espaços e volumes num diálogo com a arquitetura, a engenharia e as artes visuais.

Nessas composições, as articulações matemáticas que promovem a estabilidade das estruturas construídas se opõem à manipulação gestual e intuitiva das dimensões dos componentes, gerando resultados ao mesmo tempo racionais e orgânicos.”

Ao extrapolar os limites de seu campo profissional de forma tão diversa, nos mostra com sua inquietude e talento sua natureza: João não é um homem de um só plano. Humberto Hermeto.

A exposição aconteceu na CORDA Espaço de Arte no Mercado Novo em Belo Horizonte de julho a setembro de 2019.

bottom of page