top of page
SAUNA MA

O misto de casa/galeria de arte é local de encontros culturais, vernissages e festas diversas onde habitação e cultura se fundem. A Sauna, no jardim interno da casa, foi construída para se reforçar a estrutura de lazer junto à piscina e funcionar como nova peça num acervo de obras e idéias. A arquitetura se une às artes plásticas, através da primeira parceria com o artista plástico Jorge dos Anjos.

O projeto se define através da construção de uma parede/painel paralela ao muro de divisa já existente. A cobertura transparente em vidro permite que o espaço interno se aqueça passivamente, minimizando a demanda da máquina a vapor e gerando economia de energia.

Do lado externo, esta parede/painel aparece como uma pele texturizada, com vazados/escotilhas e baixos-relevos na massa pintada em cor de terra. Por dentro, o revestimento em cacos de cerâmica brancos, amarelos e vermelhos aparece de forma mais delicada e é realçado pela presença da luz natural.

Internamente, os dois planos verticais paralelos são interrompidos transversalmente, definindo os espaços internos: ducha, estar, depósito e canil, parte curiosa do programa que levou alguém a chamar esta obra de “a casa do cachorro quente”.

bottom of page