Grupo Corpo
ONCURSO: CENTRO DE ARTE CORPO, GRUPO CORPO
Os edifícios são como seres vivos, uma extensão da vida de seus usuários, um ambiente determinante de estados de espírito, encontros e criações daqueles que o freqüentam.
O projeto para o Centro de Arte Corpo, o Edifício Corpo, nasce desta premissa. Seu partido, imagem filosófica e geométrica do projeto, se organiza através de uma coluna central, principal linha de circulação e distribuição das funções que vertebralmente se acoplam a esse eixo.
Opõem-se as duas atividades chaves do programa: a Sede do Grupo Corpo e o Teatro, e podem ser entendidos como terminações desse corpo vivo edificado. Completam este organismo as demais áreas do programa: a Galeria de Arte, o Restaurante, o Café, as lojas e os 2 Cinemas.
O terreno e seu entorno comportam dois níveis de leitura e interpretação:
O primeiro, ao nível do solo num plano mais próximo à modesta vizinhança de residências, requer ora universos recolhidos às atividades do Grupo Corpo, ora vazios que configuram um novo espaço urbano e público, requalificando a área.
O segundo nível de interpretação do sítio se dá num aspecto macro, de uma visada mais elevada, não mais em contato com o nível do solo, de onde o olhar explora a paisagem circundante, com seu horizonte de montanhas, vislumbrando e interagindo com a geografia circundante.
Na intenção de se criar uma linha viva de fluxos propõem-se o Eixo ordenador onde a circulação integra todos os espaços, através da continuidade do sistema estrutural aporticado transversalmente e contraventado longitudinalmente, os pisos superiores são executados em painéis de concreto protendido pré-fabricados vencendo os vãos modulados em 10 x 10m.
As paredes externas são revestidas em placas pré-moldadas em resina acrílica em quartzo na cor areia fixadas sobre a estrutura. Em contraste com este plano arqueado e contínuo, alguns volumes que se destacam e são revestidos em chapas de aço cortain fomando um conjunto em harmonia com a natureza local.
Os setores mantém sua individualidade, configurando organismos independentes, mas complementares. Distintos funcionalmente os maciços da Sede do Grupo, das áreas de Convívio, da Galeria de Arte e do Teatro se alinham configurando a idéia do todo.
Desse modo cada um dos setores pode organizar-se com autonomia nos três pavimentos propostos acomodando os diferentes pés-direitos solicitados pelo programa.
Na Sede do Grupo Corpo também se setorizam as atividades, que gradativamente vão se tornando privadas. A rampa conduz o usuário das áreas mais públicas aos dois níveis superiores com seus espaços integrados aos terraços de convívio e contemplação.
Dois níveis de percurso conectam de modo privado os bailarinos do Corpo ao seu teatro.
Entre a sede do Grupo Corpo e o Teatro está a Praça, um Foyer Urbano que se configura integrando as áreas públicas do Restaurante, Café, Cinemas, Lojas e Galeria de Artes.