Textos
14 - Aspectos espaciais da tolerância religiosa no Brasil / palestra em Sofia, Bulgaria 2012
Resumo e imagens da palestra apresentada por João Diniz no IX Seminario Internacional do  UIA Work Programme "Spiritual Places" e intitulado "Religious tolerance, integration of minorities and the Responsible Role of Architects" e organizado pela arquiteta Istelianna Atanassova em Sofia, Bulgaria, de 09 a 12.05.2012 e precedendo a XIII International Triennial of Architecture Interarch'2012, organizada pela International Academy of Architecture IAA de 13 a 16.05.2012. 
 
No Brasil a mistura de raças e culturas, desde sua descoberta pelos portugueses no ano de 1500, resultou num mosaico de manifestações humanas que se reflete em aspectos ambientais e espirituais.

As primitivas crenças dos povos indígenas, a religião católica introduzida pelos colonizadores, os cultos africanos trazidos no período da escravatura e as diversas formas de adoração introduzidas pelos imigrantes vindos dos quatro cantos do planeta, conformam um panorama religioso diversificado e contribui bastante na formação da multicultural paisagem social.
 
A predominância marcante da religião católica ao longo do tempo atualmente cede espaço para as variações e ramificações desta prática espiritual bem como  vê surgir uma série de manifestações minoritárias que compõem o atual cenário de integração e tolerância, tanto do ponto de vista político a partir do governo federal definido em constituição como estado laico, como por parte da população que não exerce radicalismos e segregações do ponto de vista das práticas espirituais.
 
Esta pluralidade cultural se manifesta arquitetonicamente na geração dos espaços de culto e o aspecto simbólico, seja ele monumental ou não, é importante na definição destes locais de adoração.    
 
Uma grande relação com a natureza está mais presente nos rituais ligados às culturas indígenas e africanas, a releitura dos cânones barrocos e neoclássicos europeus define os espaços ligados à religião católica, enquanto a introdução direta de modelos externos é percebida nos espaços de culto das minorias étnicas.
 
Cabe também destacar a importância da cultura modernista no país que comparece com procedimentos operativos semelhantes na geração de espaços destinados a diferentes religiões. 


João Diniz Arquitetura Ltda Av. Pasteur 89 / 809 Santa Efigênia 30150-290 |
Belo Horizonte / MG - Brasil | fone/fax 55 31 32366108 | escritorio@joaodiniz.com.br
Compartilhar